A Honda Pan European

História

Lançada em 1990, a primeira versão da Honda Pan European, também conhecida como ST1100, fez muito sucesso no segmento das Tourers e gerou uma legião de fans mundo afora, na época era conhecida como uma das melhores motos para viagens de longa distância… nascia um mito!

A ST1100


A ST1100 foi produzida por 12 anos consecutivos, até 2002, sem nenhuma alteração considerável no projeto, essa é melhor maneira de se reconhecer uma ótima motocicleta.
Eu acredito que NENHUMA moto é perfeita, que todos os modelos têm as suas qualidades e seus defeitos, e a ST1100 também teve a sua má fama, a fama de enferrujar.

Principalmente aqui no Reino Unido, o úmido clima brtiânico somado com as altas porções de sal jogado nas rodovias durante o inverno, fazem com que as ST1100 sofram bastante, muitos modelos apresentam sinais de excessiva oxidação e ferrugem, principalmente na balança traseira  (ou swingarm), isso dificulta um pouco a comercialização dos modelos usados. Mas sem dúvida a ST1100 é uma excepcional motocicleta, um clássico motociclístico que possui milhares de fans ao redor do mundo!

A ST1300

Em 2002 a Honda substituiu a ST1100, lançando a Honda ST1300, e mantendo o sobrenome “Pan European” na versão Européia do modelo, e somente ST1300 no resto do mundo. A ST1300 continua a venda até hoje, 2012, e também sem nenhuma alteração considerável no projeto, o modelo Zero Km é praticamente idêntico ao lançado em 2002, outro sucesso de vendas, que dá continuidade ao Mito.
Atualmente a ST1300 possui concorrentes de peso, modelos com projetos muito mais modernos e avançados, por isso acho que é tempo da Honda começar a pensar em uma próxima geração da Lenda. Quem sabe não teremos um novo modelo para o 24º aniversário da Pan European, em 2014?  Mantendo a tradição de um novo modelo a cada 12 anos…

Meu Review

Se eu tivesse que resumir a ST1300 em somente uma palavra, essa palavra seria “SMOOTH”,  não sei se, neste caso, a tradução de smooth para o português teria o mesmo sentido que em inglês, a tradução seria Suave, suave no quesito aceleração, a Pan European tem uma aceleração linear e suave com uma pitada de esportividade, apesar do baixo regime de rotação do motor. O robusto motor oferece torque de sobra para todas as situações, e é até considerada tourer esportiva por muitos, mas não por mim…

Gosto de dizer que ST1300 é a irmã menor da Goldwing, um modelo que oferece o conforto, durabilidade e confiabilidade da Goldwing com uma pitada da esportividade e visual da VFR1200, a ST1300 é um modelo que se encaixa no nicho de mercado entre a Goldwing e a VFR 1200…

Como todas as Hondas, a ST1300 é muito bem acabada, e vem equipada com que havia de mais moderno em 2002, injeção eletrônica, freios ABS, freios combinados, computador de bordo, parabrisa com regulagem elétrica, cardã e embreagem hidráulica.

Eu sou muito feliz por ser dono de uma Pan European, mas como todas as motos ela também tem os seus defeitos, no caso da minha Pan, ela tem 3 graves defeitos ou potos negativos:

  • O assento desconfortável depois de 2 horas de passeio.
  • Instabilidade em alta velocidade.
  • O grande arrasto aerodinâmico, alvo fácil para ventos laterais.

Na cidade

Apesar dos seus 289Kg a Pan é ágil e muito fácil de ser guiada em baixa velocidade, realmente impressionante, e a posição de pilotagem ajuda bastante, proporcionando conforto até mesmo no trânsito pesado de Londres, ou São Paulo.
No video abaixo você pode checar um policial americano mostrando que a Pan European não parece tão pesada quanto é!

Mas nem tudo é maravilha quando passamos boa parte do tempo rodando na faixa das baixas rotações, nessas situação o motorista consegue sentir o calor vindo do motor, entre as suas pernas, graças as carenagens laterais que não permitem uma boa circulação de ar, e dissipação do calor gerado pelo belíssimo motor v4, mas imagino que esse deve ser um problema de todas as motocicletas com carenagem integral. (Mas tenho que dizer que esse calor só é perceptível em situações com temperaturas superiores a 20º C, eu não senti nem sinal desse calor durante o outono e inverno Inglês, com temperaturas ente -4 e 18ºC).

O consumo na cidade também assusta, nunca consegui fazer mais do que 11km/l, normalmente faço entre 8 e 10km/l. Mas o alto consumo é recompensado pela autonomia do enorme tanque de combustível, de 29 litros.

Na estrada

A Pan European foi desenvolvida para “comer asfalto”, ela adora uma longa viagem, e a posição de pilotagem oferece muito conforto ao motorista, mas apesar de ser uma viajante por natureza, a ST1300 tem um assento relativamente duro, que me causa uma desconfortável queimação nos ossos do quadril, ou na bunda mesmo. Eu também sofro bastante com os fortes ventos laterais aqui da Inglaterra, como a moto é completamente carenada e possui baú traseiro, o arrasto aerodinâmico e a área de contato com os ventos laterais é muito grande, eu já passei alguns sustos rodando nas rodovias inglesas, ventos laterais quando você está acima dos 140km/h não é nada legal!

Outro problema crítico das Pans é a instabilidade em alta velocidade, problema popularmente conhecido como “Pan Weave” ou “Wobble”, leia mais no fim desse artigo.
É possível seguir viagem numa ST1300 com velocidade de cruzeiro de 160km/h com total conforto, mesmo com passageiro e bagagem, mas o consumo cresce drasticamente acima dos 100km/h, e a estabilidade começa a ser comprometida acima dos 160km/h.

Você deve estar se perguntando: Mas esse cara só escreve coisa negativa da ST1300? Ele odeia essa moto?
Não, não odeio…Eu sou assim mesmo… eu sempre vejo o lado negativo de tudo… Sou Doido, vai saber!

Mas apesar de tudo a Pan European rende um ótimo desempenho nas estradas, o motor oferece potência em abundância, os freios combinados, somados ao ABS, funcionam maravilhosamente bem. E apenas de possuir bauletos laterais a moto passa muita sensação de segurança nas curvas, o enorme tanque de combustivel garante a diversão por mais de 300km.

O consumo médio na estrada, rodando com velocidade máxima de 110km/h, é de 16km/l.
O consumo médio na estrada, se divertindo em velocidade de cruzeiro de 160km/h, cai para 10 a 11km/l.

Mecânica

A ST1300 é equipada com um motor de 1261 cilindradas, DOHC de 4 cilindros em V a 90º, com 16 valvulas, e refrigerado a líquido, que gera 126cv a 8000 rpm e oferece 12,7 Kgf.m a 6500 rpm. Torque e Potência na medida certa, nem pouco, nem muito, mas garantia de diversão e conforto.
Aparentemente a Pan European é a única motocicleta a receber um motor V4 longitudinal, isso tem a ver com a posição do motor e do virabrequim em relação ao eixo de comprimento da motocicleta, ou seja, o motor é fixado “transversalmente” no quadro, imagine que o formato em V do motor só poderia ser visto olhando a motocicleta de frente, ou que quando estamos montados na motocicleta nossos joelhos ficam, cada um, praticamente escostado em uma das extremidade do “V”.

A ST1300 possui quadro de dupla viga e balança traseira em alumínio, possui suspensão dianteira telescópica convencional, suspensão traseira mono amortecida com ajuste de pré carga.

O sistema de freios combinados e ABS, funcionam muito bem, basta acionarmos um dos freios, e a motocicleta aciona simultaneamente ambos os freios, o dianteiro e o traseiro, isso somado ao ABS passa muita segurança ao motorista, o sistema conta com discos duplo na dianteira e disco simples na traseira (ambos com triplo pistão).

O Pan Weave

A instabilidade em altas velocidades manchou a reputação das Pans Europeans.
Na Europa e nos Estados Unidos a Pan European sempre foi muito utilizada pela polícia, incluive a Honda disponibilizava um modelo especialmente desenvolvido para a polícia e para os serviços de emergência, a ST1300P.
A tal instabilidade pode ser notada em velocidades acima dos 160km/h, em bruscas acelerações e também em desacelerações em altas velocidades.

Em 2007 um policial inglês veio a falecer depois de sofrer um acidente em alta velocidade com uma ST1300P, esse seria o segundo policial a se acidentar com uma Pan European. Depois desse fato, foi decidido, que a polícia Inglesa e Escocesa não mais utilizariam a ST1300P, e que todos os modelos fossem retirados da frota, e posteriormente substituidas por BMW R1200RT.
Isso manchou a reputação da Pan European e inundou o mercado Britânico com ST1300 que pertenceram à polícia, esses modelos eram adquiridas em leilões e adpatadas para rodar nas ruas, todas elas são brancas e têm um preço inferior ao modelo tradicional. (Esse é o modelo que eu possuo!)

Eu não sei como funciona no Brasil, mas na Europa, Estados Unidos e Japão, os policiais que conduzem motocicletas são extremamente preparados e treinados para exercer a função, por isso o fato do acidente fatal com um policial gerou tanta repercussão.

Muito se diz sobre a tal instabilidade, e até hoje nada foi provado. Mas eu posso dizer que a minha ST1300 ex-police, sofre sim da instabilidade. Em velocidades acima dos 150km/h começo a sentir a moto balançando sutilmente de um lado para o outro, é inevitável pensar que aquele movimento possa se transformar em um incontrolavel shimmy, é realmente assustador, especialmente a 160km/h ou mais. Mas tenho que dizer que não é sempre que a instabilidade acontece, pois já cheguei a 220km/h com a mesma moto sem problemas algum, geralmente a instabilidade ocorre quando estou sozinho, sem passageiro. Já pensei na hipotese da instabilidade ser causada pela aerodinamica da moto, mas muitos dizem que a principal causa é suspenção dianteira, talvez uma somatória de diversos fatores… essa é, até hoje, uma pergunta sem respostas!

Ficha Técnica

Tipo de motor     V4 a 90°, 4 tempos, 16 válvulas, DOHC com refrigeração líquida

Cilindrada

    1.261 cm³
Diâmetro x curso     78 x 66 mm
Taxa de compressão     10,8 : 1
Potência máxima     126cv a 8.000 rpm
Torque máximo     12,7 Kgf.m a 6.500 rpm
Sistema de partida     Elétrica
Cap. óleo do motor     4,7 litros
Alimentação     Injeção eletrônica PGM-FI
Cap. do tanque     29 litros (inclusos os 5 litros de reserva)
Bateria     Yuasa 12 V / 14 AH

Potência alternador

    742 W
Lampâdas do Farol     12 V, 55 W x 2 (baixo) / 60 W x 2 (alto)
Embreagem     Multidisco banhado a óleo, com ativação hidráulica
Câmbio     5 velocidades

Transmissão final

    Cardã
Quadro     Diamante; Dupla viga em aluminio.
Comprimento total     2.270 x 860 x 1.390 mm (Com bauletos laterais: 1.630 mm)
Distância entre eixos     1.490 mm
Ângulo de caster     26º
Avanço     98 mm
Radio de giro     2,9 m
Altura do assento     790 mm (Com ajuste de ± 15mm)
Altura do solo     135 mm

Capacidade de carga

    196 kg
Peso     289 kg
Suspensão dianteria     Garfo telescópico de 45 mm com 120 mm de percurso.
Suspensão traseira     Mono-amortecida com pré-carga e ajuste de maciez, 123 mm de percurso.
Pneu dianteiro     120/70 ZR18M/C (59W)
Pneu traseiro     170/60 ZR17M/C (72W)
Pressão dos pneus     42 psi
Freios dianteiros     2 discos flutuantes de 310x5mm com pinças combinadas de 3 pistões, ABS.
Freios traseiros     Disco de 316 x 7 mm com pinça combinada de 3 pistões, ABS.


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